Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo que esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, "sem querer".

Sigmund Freud

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Entrevista de emprego: Com que roupa eu vou?


Por mais qualificado que você seja uma entrevista de emprego não avalia somente o que está em seu currículo, e existem vários fatores que precisamos nos atentar durante este processo.

Os cuidados com a apresentação pessoal são essenciais e o termo “Com que roupa eu vou?” é um dos primeiros questionamentos que fazemos quando somos chamados para uma entrevista de emprego. Lembre-se que menos é sempre mais, e não exagere no visual. O candidato deve-se vestir apropriadamente.

Mas o que é apropriado em uma entrevista? A noção de apropriado, obviamente, muda de empresa para empresa, por isso é importante buscar informações sobre o tipo de empresa que você vai fazer entrevista, e também o cargo que está almejando lá. É importante escolher uma roupa igual a que você escolheria para ir trabalhar lá, pois é importante causar uma impressão real. Algumas dicas básicas sempre precisam ser seguidas:

Homens

Para homens, a sugestão é que não usem boné, camiseta de banda ou figura muito chamativa, bermuda, roupa muito colorida, sapato ou tênis muito surrados, chinelo, calça com a cueca aparecendo, cabelos sujos e desarrumados. Homens com cabelos compridos sempre devem ir com eles amarrados. A barba sempre deve estar feita ou bem aparada. Lembre-se de estar com as unhas sempre limpas e bem cortadas.

CERTO




ERRADO



CERTO
                                                                     

ERRADO

O estilo social clássico sempre funciona, caso vá realizar entrevistas em empresas mais conservadoras, aspirando postos gerenciais ou similares. O estilo social clássico compõe terno, camisa, gravata e sapato. Prefira sempre cores mais frias e discretas como cinza, azul, preto. Os sapatos devem combinar com a cor do terno, por exemplo: sapato preto com terno preto, cinza ou azul, sapato marrom com terno marrom ou bege. A gravata deve ser de preferência de uma cor só, ou com uma estampa discreta.

Caso a empresa possua um estilo mais moderno, mais flexível, e a vaga também não exija tanta formalidade, o vestuário será também mais flexível. Pode-se usar calça jeans ou calça social, camisa de manga curta ou camiseta pólo, sempre apostando na discrição. Sapatos mais casuais podem ser utilizados, como sapatênis ou mocassins por exemplo. Dependendo da vaga almejada, o homem pode usar tênis, mas lembre-se: devem estar sempre limpos e novos!


Mulheres

Para mulheres a sugestão é que não use decote, saia curta, barriga de fora, roupa muito apertada, roupa colorida, blusa transparente, calça muito justa e com cós muito baixo, sapato com salto muito alto principalmente aquele não está acostumada a usar ou botas com canos muito altos. 

Um dos erros mais comuns entre mulheres está na maquiagem. A maquiagem SEMPRE deve ser leve, nunca usar muitas cores e sempre passar discrição. Se você não está acostumada a usar maquiagem passe apenas pó e baton ou gloss, para não pecar pelo exagero. Baton sempre com cores neutras podendo ser tons de marrom, rosa claro ou nude. 

CERTO

 

ERRADO
 

Os acessórios para todos os casos devem ser sempre discretos e pequenos, como brincos de pérola, por exemplo. Nunca exagere nos anéis e pulseiras, e use um colar mais discreto, podendo ser uma corrente fina ou o chamado “ponto de luz”. 


CERTO


ERRADO




Outro detalhe muito importante são as unhas. Se não deu tempo de pintá-las para entrevista, lembre sempre que devem estar limpas e bem cortadas. Caso for pintar use sempre cores neutras e claras, nunca unhas coloridas. O vermelho hoje já se usa mais, mas a sugestão sempre é não arriscar. Em hipótese alguma apareça para entrevista com unhas descascadas! Isso poderá passar impressão de relaxo e falta de higiene. 

CERTO

 

ERRADO



Esta regra também segue para os cabelos, que sempre devem estar limpos e bem arrumados. Se o cabelo for muito armado, vá com ele preso com uma presilha discreta.

CERTO


ERRADO



Para uma empresa mais conservadora, no qual a candidata almeja vagas de gerência ou similares, sugere-se que se use um terninho ou vestido até o joelho e sem decote acompanhado de colar e brincos – mas sempre pequenos e discretos. O sapato, do mesmo modo que o masculino deve combinar com a cor da roupa, seguindo a mesma orientação acima. O sapato maios adequado para este visual seria o Scarpin.


Se a empresa é mais flexível e moderna, sendo um cargo que não exija tanta formalidade, o vestuário também poderá ser mais casual. Pode-se usar uma calça jeans escura ou preta, sem muitos detalhes e com corte reto, uma camisete de manga curta de cor neutra, e sapatos mais casuais com salto médio, podendo ser um Peep Toe, sapatilhas ou até mesmo um Scarpin também.

Para homens e mulheres

 

Há informações básicas que acreditamos que todos sabem, mas nunca é demais falar. Antes da entrevista banho tomado, sabonete passado, desodorante usado! Higiene e asseio pessoal são fundamentais! E cuidado com o perfume: muitas pessoas usam demais e acabam deixando até o entrevistador enjoado, por isso a melhor sugestão é: não use perfume.

Estas orientações são muito importantes e tem como objetivo de que durante a entrevista você seja lembrado pela sua competência e habilidades e não pelo traje que estará vestindo.

4 comentários:

  1. Ótimas dicas. É muito importante conhecer o perfil da empresa antes da entrevista.
    Já tive a experiência de passar a impressão de ser muito séria pela roupa muito formal em uma entrevista.
    A dica é nada de extremos. Um pouco de formalismo mas sem esquecer da própria personalidade.

    ResponderExcluir
  2. Otimas dicas, parabéns pelo material!

    ResponderExcluir
  3. Um currículo bem elaborado abre portas para entrevista de emprego. Mas, é o comportamento durante a entrevista que será decisivo na contratação do candidato. Também indico um ótimo artigo "Cabelo, roupa e maquiagem para entrevista de emprego" do Site de Beleza e Moda:
    http://www.sitedebelezaemoda.com.br/roupas-para-uma-entrevista-de-emprego/

    ResponderExcluir